sexta-feira, 8 de março de 2013

CONCLAVE COMEÇA NA TERÇA-FEIRA, 12

Foto fornecida pelo jornal 'L'Osservatore Romano' mostra trabalhadores elevando o piso da Capela Sistina, no Vaticano, que abrigará o conclave a partir do dia 12 (Foto: L'Osservatore Romano/AP)

O conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12 ), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.

Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.

Isolamento

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será o conclave.


Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

Cardeais brasileiros Dom Odilo Scherer e Dom Geraldo Majella na chegada
para congregação desta sexta-feira (8) (Foto: Dylan Martinez/Reuters)

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo das reuniões, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo dos encontros.


Os cardeais não terão de passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos.

Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

Renúncia de Bento XVI

Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

*Com informações da EFE e Reuters

FONTE: http://g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...