sexta-feira, 8 de março de 2013

A DIGNIDADE DA MULHER!

"A verdadeira promoção da mulher está no valor da sua função materna e familiar."

Hoje (08/03) comemora-se o Dia Internacional da Mulher, oficializado, pela primeira vez, em 1911. No mundo como um todo, foi-se construindo uma história para superar a discriminação da mulher. O Dia Internacional da Mulher, até então, era comemorado em datas diferentes por diversos países; por fim, a ONU, em 1975, fixou no dia 8 de março.

Embora não seja algo fácil, sabemos quantos benefícios são alcançados quando a mulher assume o seu lugar no mundo e contribui concretamente em todos os âmbitos da sociedade.

João Paulo II, na Exortação Apostólica “A missão da família cristã no mundo de hoje”, escreveu-nos: “Ao criar o homem ‘varão e mulher’, Deus dá à dignidade pessoal de igual modo ao homem e à mulher, os direitos e as responsabilidades que são próprias da pessoa humana. Deus manifesta ainda, na forma mais elevada possível, a dignidade, da mulher, ao assumir, Ele mesmo, a carne humana da Virgem Maria, que a Igreja honra como Mãe de Deus, modelo da mulher redimida. Na sociedade como um todo, o homem tem direito de se desenvolver como homem, e a mulher como mulher. Se a mulher quiser se uniformizar ao homem e vice-versa, eles se desorientam e não saberão se relacionar. Igual dignidade e responsabilidade do homem e da mulher justificam plenamente o acesso da mulher às tarefas públicas, mas a verdadeira promoção da mulher está no valor da sua função materna e familiar”.

Foi no seio de uma família que nasceu uma mulher brasileira espetacular, Ir. Dulce da Bahia. Foi batizada com o nome de Maria Rita, filha de Augusto L. Ponte, dentista e professor da UFB a, órfã de mãe desde criança. 

Na sua oração, pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os 13 anos, começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Tornou-se religiosa aos 20 anos, nas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, onde dedicou toda sua vida à caridade, dando exemplo de mulher a ser seguida. 

Sua primeira missão como freira foi lecioanr num colégio na cidade de Salvador, e também dava assistência às comunidades pobres, nas quais se concentraram as suas principais atividades. 

Considerada um “anjo bom” por seu povo, ela dizia: “Tudo o que vai com Deus e com fé vai bem! O amor supera todos os obstáculos e todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós”.

Nós mulheres, assumamos, com dignidade, a nossa missão para que, com a nossa identidade feminina, construamos o mundo que todos esperamos.

Feliz Dia da Mulher!

Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova

FONTE: http://clube.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...