sexta-feira, 24 de maio de 2013

FORTALEZA É A 2° NAS BUSCAS POR PASSAGENS PARA JMJ


Fortaleza é a segunda cidade do Brasil que mais buscou passagens aéreas com destino ao Rio de Janeiro para o período da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre de 23 a 28 de julho. Com 11%, São Paulo está em primeiro lugar e, logo depois, a capital cearense, com 7,9%. A pesquisa, realizada por uma empresa comparadora de viagens, mostrou que, em todo o País, houve um aumento de 410% na procura por bilhetes, entre fevereiro e março.

Nos últimos meses, a cruz peregrina que anuncia a Jornada Mundial da Juventude passou por diversos estados do País, inclusive o Ceará FOTO: ALEX COSTA

Os dados também revelam que a região Nordeste é a que mais busca bilhetes para o Rio de Janeiro durante a JMJ. Além de Fortaleza, Recife (PE) aparece com 6,5%, Salvador (BA), com 6% e São Luís (MA), com 5,7%.

O aumento, conforme o comparador Mundi, autor da pesquisa, deve-se à proximidade do evento. Outro motivo que pode explicar a alta em março foi a eleição do papa Francisco, que acorreu em 13 de março. Já entre os meses de janeiro e dezembro, o aumento foi de 290%.

Conforme a organização da Jornada, a visita do papa ao Brasil pode levar até 3 milhões de pessoas à capital carioca. Faltando apenas 60 dias para o evento, a busca por pacotes e passagens está aquecendo o mercado.

Para tentar levar o maior número possível cearenses ao encontro, a Comunidade Católica Shalom organiza uma grande caravana e espera contar com cerca de 10 mil fiéis do Estado. "Vai ser a maior caravana do Ceará. Para levar todos esses jovens, estamos organizando vários eventos para mobilizar as pessoas. Temos pacotes aéreos e terrestres", informa a assessoria de comunicação da comunidade.

Atrações

Além das caravanas, o Shalom irá levar 19 atrações artísticas que compõem a programação oficial da Jornada. Cantores, bandas, musicais e outros artistas estão sendo preparados para o grande momento.

Assim como o Shalom, segundo a Arquidiocese de Fortaleza, outras comunidades estão se organizando para o encontro com o papa. Em Fortaleza, existem 140 paróquias, e todas trabalham neste sentido.

Para a estudante Caroline Wender, que faz parte da Comunidade Católica Shalom e vai participar pela primeira vez da Jornada Mundial da Juventude, a expectativa é grande. "Estou ansiosa para encontrar o papa. É uma grande alegria", revelou.

Essa é a primeira viagem apostólica do pontífice e deve ser marcada também pela grande presença de argentinos. De acordo com a organização da JMJ, são esperados mais de 20 mil fiéis na capital carioca, devido à proximidade geográfica.

Se confirmada a expectativa da organização, a edição deste ano será a segunda maior na história, superada apenas pela a de 1995, em Manila, nas Filipinas, com 4 milhões de participantes.

Devido ao grande número de turistas na cidade, a Prefeitura decretou feriado o dia 23 de julho, a partir das 16h. Já nos dias 25 e 26, o feriado ocorre em horário integral, e no dia 29, somente até o meio-dia.

História

Esta é a segunda vez que a Jornada Mundial da Juventude é sediada em uma cidade latino-americana. A primeira vez foi em 1987, na cidade de Buenos Aires e foi presidida pelo beato João Paulo II.

A JMJ nasceu após um primeiro encontro com jovens no Vaticano, em 1984, com o então papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Mas só no ano seguinte foi declarado o Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março, houve nova reunião e o papa anunciou a criação do evento.

SAIBA MAIS
Cidades que mais procuram
1. São Paulo - 11%
2. Fortaleza - 7,9%
3. Brasília - 7,5%
4. Recife - 6,5%
5. Salvador - 6%
6. Manaus - 5,9%
7. São Luís - 5,7%
8. Porto Alegre - 5,1%
9. Belém - 4,3%
10. Ribeirão Preto - 3,9%

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...