terça-feira, 30 de julho de 2013

REVEJA A TRAJETÓRIA DO PAPA FRANCISCO EM SUA VISITA AO BRASIL


Terminou na noite deste domingo, 28, a primeira Viagem Apostólica do pontificado do Papa Francisco. O Pontífice esteve no Brasil entre os dias 22 e 28 de julho para presidir a 28º Jornada Mundial da Juventude, a segunda em território latinoamericano.

A Canção Nova realizou a cobertura completa da JMJ Rio2013 e acompanhou os passos do Papa junto aos peregrinos no país.
[Acesse a cobertura completa].
.: FOTOS da JMJ Rio2013


Reveja abaixo as principais atividades do Santo Padre durante sua visita ao Brasil:

Segunda-feira, 22 de julho:
.: Papa deixa Roma e viaja rumo ao Brasil - O Papa Francisco partiu, na manhã da segunda-feira, 22, do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h45, a bordo de um avião da companhia Alitalia.
.: Francisco chega ao RJ; Igreja e Governo Federal acolhem o Papa - Francisco chegou! Após mais de dez horas de vôo, o Pontífice da Igreja Católica chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira, 22. O avião que trazia a bordo o Santo Padre, sua comitiva e cerca de 70 jornalistas, pousou na base aérea do Galeão às 15h40, para a acolhida do povo brasileiro.
.: Deus quis que minha primeira viagem fosse ao Brasil, diz Papa - Estas foram as primeiras palavras oficiais do Papa Francisco em solo brasileiro, durante a cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara, por volta das 18h desta segunda-feira, 22.

Quarta-feira, 24 de julho - O Papa em Aparecida (SP):
.: Papa Francisco chega a Aparecida para celebrar Missa - De São José dos Campos, o Papa seguiu de helicóptero em direção à Aparecida (SP), onde chegou às 10h10. Do heliponto até o Santuário Nacional, o trajeto foi realizado de papamóvel.
.: O Vigário de Cristo reza diante da imagem da Padroeira do Brasil - Esse momento vivido pelo Sumo Pontífice, diante da imagem da Mãe Aparecida, ocorreu na Capela dos Doze Apóstolos, interior da Basílica Nacional, momentos antes da Celebração Eucarística presidida pelo Sucessor de Pedro.
.: Vim bater à porta da Casa da Maria, diz Papa durante Missa em Aparecida - A Missa do Papa Francisco, no Santuário Nacional de Aparecida, começou com um pequeno atraso, pois o Santo Padre escolheu passar com o papamóvel entre a multidão reunida na área externa da Basílica antes do momento de veneração à imagem de Nossa Senhora.  
.: Papa Francisco promete voltar a Aparecida em 2017 - Após a Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 24, no Santuário Nacional de Aparecida, o Pontífice prometeu que irá voltar à cidade em 2017.
.: Francisco deixa Aparecida e visita hospital no Rio de Janeiro - Após a visita ao Santuário de Aparecida, nesta quarta-feira, 24, o Papa Francisco retornou ao Rio de Janeiro para inaugurar um centro de atendimento para dependentes químicos no Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus.
.: Papa inaugura ala no Hospital São Francisco - Durante a Jornada Mundial da Juventude, Sua Santidade o Papa Francisco inaugurou uma ala no Hospital São Francisco para tratamento de dependentes químicos.

Quinta-feira, 25 de julho
.: Prefeito do Rio entrega chaves da cidade ao Papa; Pontífice abençoou bandeiras olímpicas - O Santo Padre recebeu das mãos do prefeito Eduardo Paes a chave da cidade maravilhosa, confeccionada em prata. Este ato simbólico representa o livre acesso à cidade e se realiza, tradicionalmente, em muitas partes do mundo.
.: Papa Francisco visita Comunidade de Varginha - Depois de deixar a cerimônia, no Palácio da cidade, o Papa Francisco seguiu suas atividades dirigindo-se para a Comunidade de Varginha , no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.
.: Os jovens devem lutar pelos valores, diz Papa aos argentinos - Muitos argentinos enfrentaram fila para se encontrar com o Papa Francisco, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, e escutar as palavras de acolhida do Pontífice.
.: Papa Francisco é acolhido oficialmente pelos jovens da JMJ - O Sumo Pontífice participou na tarde da quinta-feira, 25, da Festa da Acolhida, onde se encontrou pela primeira vez, com os jovens da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Sexta-feira, 26 de julho:
.: Papa Francisco atende a cinco jovens em Confissão - O Papa Francisco iniciou a agenda do dia atendendo confissões no Parque da Quinta da Boa Vista, um dos locais onde estão instalados os confessionários e onde também acontece a Feira Vocacional da JMJ.
.: O encontro do Papa com o jovens detentos no Palácio São Joaquim - Papa Francisco se reuniu com jovens detentos para um encontro reservado no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, zona sul da cidade.
.: Criança emociona Francisco ao afirmar que deseja ser padre - O Pontífice seguia em direção ao Palácio São Joaquim, sede da arquidiocese do Rio, quando Natan se aproximou do papamóvel para abraçá-lo.

.: Papa Francisco reza Angelus com peregrinos - Direto do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, o Santo Padre rezou a oração mariana do Angelus. Milhares de fiéis participaram do momento devocional.
.: Jesus se une aos que perderam a fé na Igreja, diz Papa na Via-sacra - Estas foram as Palavras do Papa Francisco, em seu discurso aos jovens, durante a Via-sacra na praia da Copacabana, na sexta-feira, 26.

Sábado, 27 de julho:
.: Papa encoraja bispos e padres a promoverem a "cultura do encontro" - O Papa Francisco celebrou a Santa Missa, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas que participam da Jornada Mundial da Juventude.
.: Francisco destaca importância do diálogo para o crescimento da sociedade - O Santo Padre discursou, na manhã do sábado, 27, aos representantes da Classe Dirigente do Brasil, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
.: "Jovens, o Senhor precisa de vocês", diz Papa em Vigília - A Vigília de oração dos jovens com o Papa Francisco em Copacabana, na noite do sábado, 27, começou pontualmente às 19h30, como previsto.

Domingo, 28 de julho: 
.: "Jesus Cristo conta com vocês!", recordou o Papa Francisco durante a Missa de Envio - No último dia da JMJ Rio2013, cerca de 3 milhões de peregrinos participaram da Missa de encerramento, também chamada de “Missa de Envio”.
.: Papa convoca Igreja latinoamericana à Conversão Pastoral - O Santo Padre encontrou-se, na tarde do domingo, 28, com os membros do Comitê de Coordenação do CELAM (Conselho Episcopal LatinoAmericano).
.: "Não se esqueçam do que viveram na JMJ", pede Papa aos voluntários - Antes de regressar a Roma, o Papa Francisco encontrou-se, no final da tarde deste domingo, 28, com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para agradecê-los “pelo trabalho e dedicação”.
.: "Até breve!" Papa Francisco se despede do Brasil - “Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração”, disse o Santo Padre em seu retorno a Roma.
 
FONTE: http://noticias.cancaonova.com/

terça-feira, 9 de julho de 2013

CEARENSES RECORDAM VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II APÓS 33 ANOS

A aposentada Maria Zélia Santiago conta que João Paulo II passou em frente à sua casa, onde familiares se reuniram para vê-lo Foto: Kleber A. Gonçalves

O Brasil segue em ritmo forte na preparação para receber o papa Francisco, daqui a 15 dias, na Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, essa não é a primeira vez que um papa visita o País. A data de hoje significa algo especial para muitos cearenses, quando se completam exatos 33 anos da vinda do papa João Paulo II - que em breve será canonizado pela Igreja - ao Estado.

Diversas são as histórias de quem viu, com muita emoção, a passagem de Karol Wojtyla por Fortaleza. A aposentada Maria Zélia Cochrane Santiago, 68, por exemplo, teve a oportunidade de vê-lo bem de perto. Moradora da Avenida Dedé Brasil, próximo ao local onde a cidade sediava o X Congresso Eucarístico Nacional, no estádio Castelão, ela presenciou o momento em que o pontífice passou em frente à sua casa. "Ele passou em carro aberto acenando para todo mundo. Minha família veio toda para vê-lo".

Como lembrança desse momento, a aposentada guarda uma foto dele da época até hoje na parede de casa. Segundo explica, embora já tenham passado outros representantes máximos da Igreja Católica, João Paulo II será sempre o mais especial. "Foi o único que eu vi em toda a minha vida. Além disso, ele foi o único que conseguiu reunir e conversar com todas as religiões. Ele era um papa muito querido e aceito", comentou.

O comerciário Idenildo Palácio, 65, além de fotos, guarda um calendário e chaveiros ganhados na época da visita. Para ele, uma das marcas que ficou na memória foi a humildade do pontífice com as pessoas. "Foi um fato muito emocionante. Nós ficamos na calçada da Avenida Aguanambi e deu para vê-lo dentro do ônibus, que passou vem devagar. Ele estava em pé nos degraus da frente e acenava para as pessoas. Foi inesquecível".

A dona de casa Maria Lúcia de Souza, 60, lembra com carinho o dia 9 de julho de 1980, quando ainda morava na comunidade de Poço Branco, zona rural do município de Morrinhos. Para não perder a passagem do Papa pelo Ceará, ela seguiu de bicicleta, grávida de oito meses, junto com o marido e o filho pequeno, até a cidade para acompanhar pela televisão o grande evento.


Realização

Apesar das dificuldades no trajeto, não pensou em desistir diante da importância do acontecimento. "Todos nos sentimos muito realizados, foi um momento de muita graça que eu guardo até hoje", afirma a dona de casa.

A humildade do Papa ficou na memória do comerciário Idenildo Palácio, que viu o pontífice passar dentro de um veículo na Avenida Aguanambi


A relação do arquiteto e urbanista Marrocos Aragão com o evento foi ainda mais forte, já que ele foi o responsável por criar toda a cenografia para as celebrações de João Paulo II no Castelão. "Fui convidado por Dom Aloísio Lorscheider pela minha formação religiosa na Igreja", revela. O trabalho de sete meses, explica, resultou na criação de um palco giratório, o mobiliário, a cruz, ao altar externo, e até o papa móvel. "Foi muito emocionante para mim. É motivo de muito orgulho", ressalta.

O fundador da comunidade católica Shalom, Moyses Azevedo, na época com 20 anos, teve um encontro especial com João Paulo II. Participando de um grupo de jovens da Arquidiocese de Fortaleza, recebeu de Dom Aloísio Lorscheider a missão de entregar um presente ao Papa em nome de todos os jovens.

Conforme diz, entrou em reflexão e optou por entregar sua vida e juventude, em forma de carta, para evangelizar outros jovens, especialmente os que estavam afastados da religião. "Os olhos dele me olhavam como se eu pudesse experimentar o olhar de Cristo, da Igreja, que me acolhiam e me abençoavam. Dali foi que brotou a inspiração para a fundação da comunidade católica Shalom", destaca.

FIQUE POR DENTRO

Incentivo à cultura na JMJ Rio 2013

A Jornada Mundial da Juventude espera atrair mais de 2 milhões de pessoas à cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Entre os milhares de católicos, cerca de 4,5 mil cearenses participarão do encontro, e o número não para de crescer. Ao todo, 2 mil deles pertencem a comunidade católica Shalom no Estado.

Com o objetivo de incentivar e movimentar a cultura, uma média de 300 atividades serão realizadas na cidade sede do evento. A comunidade Shalom levará, ao todo, 19 atrações, com a colaboração de 200 voluntários, entre produtores e artistas. Um dos espetáculos, o musical intitulado "Filho de Deus Menino Meu", contará a história de Jesus Cristo desde o nascimento até os seus 12 anos de idade, em uma apresentação de cunho regional. Participam da encenação 30 voluntários, e o público terá a oportunidade de conferir o musical no circo do ator Marcos Frota. Serão duas apresentações.

RENATO BEZERRA
REPÓRTER
  FONTE: http://diariodonordeste.globo.com
 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

CERCA DE 60 MIL CATÓLICOS ESTIVERAM PRESENTES A MISSA E SHOW DE PE. REGINALDO MANZOTTI EM PARNAÍBA-PI

Pe. Reginaldo Manzotti em Parnaíba
Todos os padres da Diocese de Parnaíba se fizeram presentes ao 4º Retiro Diocesano Santas Missões Populares com o show "Festa da Missão Evangelizar é preciso", apenas a cidade de Piracuruca e Domingos Mourão não compareceram porque estão em festejo. De acordo com levantamento da polícia militar, cerca de 60 mil católicos estavam neste momento de puro louvor onde o Padre Reginaldo Manzotti fez o Divino Espírito Santo adentrar em nossa alma.



Ás 18h00min o Padre Reginaldo Manzotti recebeu a imprensa parnaibana para uma coletiva e falou sobre o trabalho que vem realizando, em que canta e prega o "Evangelizar é Preciso". Teceu comentários sobre as manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil. Disse ainda que dentro da própria igreja tem competições e pessoas que agem agressivamente aos irmãos querem puxar o tapete do outro com fuxicos. Uma de suas citações que mais tocou aos fiéis foi quando ele disse que “católico que não vai à missa aos domingos não é católico de verdade”.
 

Uma grande concentração se formou no Balão do Mirante e seguiu em passeata em direção a proximidade do M Shows na Avenida São Sebastião, onde aconteceu a celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Alfredo Shaffler, seguido do show do padre Reginaldo Manzotti. Foi uma linda celebração com padre Reginaldo Manzotti e toda arquidiocese de Parnaíba. Tanto a missa e o Show foi coisa de Deus! Vieram caravanas de várias cidades do Piauí, Ceará e Maranhão.
 


Após a “Missa Show” o Padre Reginaldo Manzotti se recolheu na residência do bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Shaffler, onde dormiu esta noite.
 

sábado, 6 de julho de 2013

FESTIVAL HALLELUYA 2013 CONTARÁ COM ATRAÇÕES INTERNACIONAIS


Depois do intercâmbio entre artistas nacionais Festival investe em atrações internacionais.

Banda de Pop Rock Cardiac Move agita Festival Halleluya 2013.
O Festival Halleluya 2013 entra no clima da Jornada Mundial da Juventude. Além de receber mais de 2 mil peregrinos estrangeiros contará com a participação musical de três cantores internacionais: Jon Carlo, dos Estados Unidos;Edwin, de Londres e Cardiac Move, da Áustria.

Jon Carlo nasceu na Republica Dominicana e atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha com evangelização através da música católica latina.

Mundialmente conhecido no mercado de música católica, Jon Carlo espera que suas músicas levem o povo de Fortaleza a se aproximar mais de Deus, através da Adoração e do Louvor.

Já a Cardiac Move é uma banda de Pop – Rock composta por cinco austríacos que estão na estrada desde 2004. A batida eletrizante do som é acompanhada por letras que falam de amor e amizade.

Cantor Edwin
Edwin é de Londres e assim como os demais estarão pela primeira vez em Fortaleza e já cantando para uma multidão estimada em 180 mil pessoas. O jovem cantor está bem estabelecido na cena musical católica internacional e começa a emergir no Reino Unido apresentando-se regularmente com o Grupo 606.

O Festival Halleluya é pioneiro no intercâmbio musical. “ Passou pelo palco do festival artistas como Pe. Fábio de Melo, bem no começo de suas atividades da música, também a cantora Ziza Fernandes, uma das produtoras culturais da Jornada Mundial da Juventude. No final da década de 90 encurtamos as distâncias entre os cantores do nordeste e sudeste, agora chegou a vez de fazer intercâmbio com artistas de outros países”, comentou Tobias Cortez, responsável pela equipe de divulgação e inovação do Festival Halleluya 2013.

A entrada para os shows é gratuita.

SERVIÇO:

Festival Halleluya 2013

Data: 17 a 21 de julho

Local: Condomínio Espiritual uirapuru (Av. Alberto Craveiro,2222, Dias Macedo)

Atrações: Atrações: Ministério Adoração e Vida, Banda Anjos de Resgate, Banda Alto Louvor,Batista Lima, Cleiton Saraiva, Comunidade Recado, Cosme, Davidson Silva, Diego Fernandes, Banda Dominus, Eliana Ribeiro, Ítalo E Renno, Jon Carlos, Irª. Kelly Patrícia, Banda Missionário Shalom, Netinho, Rosa de Saron, Shalomgod, Suely Façanha e Ziza Fernandes.

Entrada gratuita. Participantes são convidados a levar um quilo de alimento não perecível.

Mais informações: 3295.4585 - www.festivalhalleluya.org

FONTE: http://festivalhalleluya.org

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PAPA AUTORIZA CANONIZAÇÃO DE JOÃO PAULO II E JOÃO PAULO XXIII

João Paulo II e João XXIII serão dois novos santos da Igreja Católica (Foto: Arquivo)

O Papa Francisco autorizou nesta sexta-feira, 5, a promulgação dos Decretos sobre o Beato João Paulo II e sobre o Beato João XXIII. O ato que autoriza a canonização dos dois novos santos foi realizado na audiência privada desta manhã com o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

Além de aprovar o segundo milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (Karol Giuseppe Wojtyla), o Papa Francisco decidiu convocar um Consistório para falar a respeito da canonização. Wojtyla nasceu em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920 e morreu, como Sumo Pontífice, em Roma, no dia 2 de abril de 2005.

O Papa também aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Padres Cardeais e Bispos sobre a canonização do Beato João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli).

As datas das cerimônias de canonização não foram divulgadas.

FONTE: http://papa.cancaonova.com

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A RCC BRASIL NA JMJ 2013: CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

Milhares de jovens do Brasil e do mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, para a Jornada Mundial da Juventude. Esta edição da jornada é muito especial: além de ser a primeira a ser realizada em nossas terras, ela marca a primeira viagem internacional realizada pelo Papa Francisco após assumir o posto de Bispo do Roma.

Mas antes mesmo do início oficial do evento, a Renovação Carismática Católica do Brasil estará em comunhão com a Igreja de todo o mundo. E durante a JMJ, serão diversas as atividades propostas pelo Movimento para enriquecer ainda mais a programação do evento.

Conheça essas atividades e participe conosco.


 

 Festival da Juventude Carismática: carismáticos do mundo inteiro estarão reunidos entre os dias 20 e 22 de julho, em Lorena/SP, fazendo uma pré-jornada. Serão três dias onde poderemos, mais uma vez, encontrar nossos irmãos de diferentes lugares para vivenciarmos a nossa identidade e espiritualidade carismática, partilhar a cultura e as mais diversas experiências de evangelização. O Festival contará com a presença de nomes conhecidos como a banda Rexband e o cantor canadense Matt Maher e pregadores como Frei Elias Vella, padre Daniel Ange, da Bélgica, e padre Emmanuel Tusiime, de Uganda.
 
 

Missão Jesus No Litoral: entre os dias 15 e 28 de julho, mais de três mil missionários irão anunciar o Amor de Deus através de atividades simples e dinâmicas aos moradores e turistas presentes nas praias, ruas, escolas e hospitais do Rio de Janeiro. No dia 21 de julho, na praia de Ipanema (zona leste) e na Barra da Tijuca (zona sul), acontecerão atividades de evangelização nas praias com a presença dos ícones da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. À noite, na pedra do Arpoador, em Ipanema, acontecerá uma missa presidida por Dom Orani Tempesta e, logo após, apresentações artísticas e musicais com bandas e cantores católicos conhecidos nacionalmente.
 
 
Palco RCC Mundo: no dia 24 de julho, acontecerá no RioCentro, o Encontro Internacional das Novas Comunidades da Renovação Carismática Católica, das 13h às 18h. Este é mais um evento que faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude na Cidade da Fé. Pregações, momentos de louvor e oração e shows com artistas católicos marcarão o encontro que contará com a presença de nomes conhecidos da Renovação Carismática Católica do Brasil e do mundo, como Padre Daniel Ange, Patti Mansfield, Padre Reginaldo Manzotti, Matteo Calisi, Pastor Mike Herron, Pastor Bené Gomes, Katia Roldi Zavaris, Asaf Borba, Padre Antonio José Afonso da Costa, Banda Arkanjos, Ministério de Música Amados do Eterno e Banda Bom Pastor. O acesso ao encontro é livre e não requer inscrição antecipada.
 
 
ExpoCatólica: este evento integra a Cidade da Fé, que ocorrerá em paralelo à Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 20 e 26 de julho no Centro de Exposições Riocentro, na Barra da Tijuca. No estande do Movimento, será possível saber mais sobre as atividades da Renovação, no espaço “A vida da RCC”, bem como encontrar os produtos da Editora RCCBRASIL, o Instituto de Educação a Distância (IEAD) e ainda um cantinho especialmente voltado às Missões Marajó e Uganda. A visitação entre os dias 20 e 22 de julho é voltada exclusivamente ao público brasileiro. A partir do dia 23, até 26 de julho, a ExpoCatólica receberá também os participantes da JMJ Rio2013.

Os membros do Ministério de Comunicação Social de todo o Brasil são os responsáveis por transmitir tudo o que acontecerá durante essas atividades e a JMJ Rio2013, fazendo com que aqueles que não puderam se fazer presentes no Rio de Janeiro consigam participar de forma indireta daquilo que os jovens do mundo inteiro estarão vivendo. O meio para isso será o hotsite RCCBRASIL na JMJ Rio2013: minuto a minuto, que estará no ar a partir do dia 24.
 
FONTE: http://www.rccbrasil.org.br/

terça-feira, 2 de julho de 2013

CONFIRA A AGENDA DE VISITA DO PAPA AO BRASIL PARA JMJ


Em sua primeira missão internacional, o Papa Fracisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal. 
 
 

A agenda oficial do pontífice foi divulgada no site do Vaticano nesta terça-feira (7). Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.

De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.

Na terça-feira (23), o calendário divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na residência do Sumaré. No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a
Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.

Papamóvel, praia e favela
Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da missa no Santuário. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus.

Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.

O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica.

Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma oração na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade. Na sequência, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.

Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Às 17h, vai à Praia de Copacabana. A expectativa é de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá até o palco montado no Leme, onde será celebrada a Festa da Acolhida. Ele fará um discurso e abençoará os jovens.

A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Serão cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com Francisco. O compromisso seguinte é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, residência do arcebispo do Rio, onde rezará a oração do Ângelus.

Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ainda almoça com um grupo de jovens.
Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumaré, lá embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pontífice volta para seus aposentos no Rio.

No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa às 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais.

No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.

Despedida

 De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helicóptero deve sobrevoar a estátua do Cristo Redentor. A cerimônia deve contar também com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto às 19h.
 
FONTE: http://g1.globo.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...